Professora Eliane Debus, vice-coordenadora do Núcleo de Publicações do CED/UFSC, é homenageada em Festa Literária Internacional do Xingu

15/06/2022 15:41

A professora do departamento de Metodologia de Ensino da UFSC Eliane Debus será a escritora homenageada na IV Festa Literária Internacional do Xingu, do Campus Altamira da Universidade Federal do Pará. O evento ocorrerá dos dias 15 a 18 de junho de 2022, na Casa de Memória Transxingu, e traz como tema a Literatura Infantil e Juvenil. Com o slogan Desconstruindo conceitos e abrindo novos caminhos, a festa é idealizada e organizado pela professora Ivonete Coutinho e contará com a participação de escritores e escritoras brasileiras e internacionais.

A professora Eliane Debus participará de três mesas, conforme a programação. A mesa de curadoria e homenagem a Eliane Debus será na próxima quinta-feira, 16 de junho, das 8h30 às 9h30. Ela também participa da mesa Diálogos Literários na sexta, 17 de junho, das 14h30 às 16h, e da mesa e da conferência Literatura para a infância – Diálogos entre Brasil e Moçambique, no mesmo dia, das 16h30 às 18h30, junto a Pedro Pereira Lopes, escritor do Moçambique.

Eliane Santana Dias Debus é mestre em Literatura Brasileira e doutora em Letras. Na docência, atuou na Educação Básica na rede pública e atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina atuando em nível de graduação e pós-graduação. Autora dos livros Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido (UFSC/UNIVALI, 2004) e Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (Paulus, 2006), O medo e seus segredos (Franco, 2008) e A literatura Infantil e Juvenil de Língua Portuguesa: Diálogos do Brasil e d’além mar (Org). (Nova Letra, 2008); É tempo de Pão-por-Deus (Copiart, 2011) e Literatura Infantil e juvenil produzida em Santa Catarina (Org.), 2013, entre outros.

Matéria disponível em noticias.ufsc.br