E-books
EMail

capa livro 8 cenários de educação integral

 

 

 

 

 

 

Caderno 8 Cenários de Educação Integral na Grande Florianópolis / Organizadora, Ilana Laterman. – Florianópolis : UFSC/CED/NUP, 2015. 246 p
ISBN978-85-87103-4

 

 

Literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina
ISBN 978-85-87103-73-4 (2ª Edição)
ISBN 978-85-87103-71-0 (1ª Edição)

A realização deste livro foi viabilizada pelo CNPq por meio do projeto A produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina (escritores, ilustradores e seus livros): em Dicionário Eletrônico (Edital Universal/CNPq/2012-2014), coordenado pela professora doutora Eliane Debus).

Embora, pensado, originalmente, como um dicionário, os textos apresentados, ao incorporarem uma produção mais extensa que o verbete, redimensionaram sua estrutura.

O mapeamento da produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina e sua socialização por meio eletrônico, com acesso livre e gratuito, possibilita, além da democratização das informações, o diálogo com uma ferramenta importante e que não pode ser ignorada, a internet. Acreditamos que, ao sistematizar desse modo as informações, contribuímos para a interação do leitor com uma plataforma de manuseio acessível e dinâmica.

Na certeza de que esta obra poderá contribuir para o conhecimento e a divulgação da produção literária para crianças e jovens de Santa Catarina, reiteramos a nossa satisfação em publicizar um número significativo, fortemente ampliado nesta edição, de biografias e resenhas.

A primeira edição contou com a biografia de 50 escritores e a resenha de 160 títulos. A segunda edição tem 189 biografias, entre escritores, ilustradores e tradutores e 677 resenhas. Desse modo, com a colaboração de muitas mãos, hoje o livro reúne 239 biografias de escritores, tradutores e ilustradores e 837 resenhas de livros infantis e juvenis.

Muitos foram os que colaboraram na feitura das biografias e resenhas e, sem eles, não daríamos conta dessa tarefa: 29 colaboradores na 1ª Edição, 34 colaboradores na 2ª Edição, sendo que 10 colaboradores participaram das duas edições, totalizando 63 colaboradores