Coordenadora do NUP é reconhecida Personalidade Literária em 2019, pela academia Catarinense de Letras

18/11/2019 12:11

A Profa. Dra. Eliane Santana Dias Debus, Coordenadora do Núcleo de Publicações e professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação foi reconhecida   Personalidade Literária, ano 2019 pela Academia Catarinense de Letras e Artes e receberá o prêmio “Paschoal Apóstolo Pítsica” em sessão solene, no dia 06/12/2019.

Eliane Debus possui graduação em Letras (1991) e mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2018).

Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Estudos da Tradução – PPGE e PPGET/UFSC.

É líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária/UFSC.

Autora de livros, de diversos artigos em revistas acadêmicas, organizações de livros, destacando:

Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido – Altamente Recomendável – Teórico -2004,

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – Catálogo de Bolonha  2005,

Festaria de brincança, a leitura literária na Educação Infantil – Altamente Recomendável – Livro teórico, FNLIJ- Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. – Catálogo de Bolonha  2007,

Literatura Infantil e Juvenil: do literário a outras manifestações estéticas (Org. DEBUS, JULIANO, BORTOLOTTO, 2016). Melhor livro teórico de Literatura Infantil e Juvenil / 2016, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Catálogo de Bolonha 2017.

A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura infantil e juvenil – Catálogo de Bolonha 2018.

Alguns prêmios literários:

1986 – Concurso de Contos e Poesia – 3o. lugar poemas, Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari- PR;

1989 – Menção Honrosa – Crônica Doce Ausência, VII Concurso Literário para alunos da FUCRI, 1o. Lugar – conto – A vagabunda, VII Concurso Literário para alunos da FUCRI, Menção Honrosa – Poesia – Eterna Busca, VII Concurso Literário para alunos da FUCRI;

1991 – Menção honrosa – categoria conto, IV Concurso Nacional de Contos – Revista Brasília; In Verso – Revelação Literária, Habitasul;

2003, 2005 e 2007 – Concurso Palavra do Leitor, Site Dobras da leitura e Editora SM. Livros infantis: É tempo de Pão-Por-Deus, O medo e seus segredos e Antonieta.

Tags: Prêmios