Apresentação

A Revista Perspectiva, editada desde 1983, é uma publicação quadrimestral do Centro de Ciências da Educação da UFSC que tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica sobre educação, visando aprofundamento teórico e crítico das temáticas e avanços nas discussões sobre as problemáticas no campo educacional e das pesquisas produzidas no Brasil e no exterior.

A Perspectiva publica textos inéditos nacionais e internacionais que tematizem a educação, sobretudo os decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, análises críticas assim como ensaios que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

Os artigos organizados em forma de Dossiê temático constituem o núcleo básico da Revista que contempla, também, artigos de demanda contínua, entrevistas, debates e ensaios. O convite feito aos autores para comporem os dossiês não assegura a publicação de seus textos, já que todos os artigos, são submetidos à avaliação anônima realizada por dois pareceristas ad hoccom o sistema blinded revew.

O compromisso de qualificar cada vez mais a Revista conduziu ao aprimoramento dos critérios de avaliação que incidem sobre: adequação aos objetivos da Revista, relevância, rigor científico, solidez teórica, análise crítica e correção de linguagem. São priorizados para publicação os artigos que estabeleçam interlocuções com outros pesquisadores nacionais e internacionais sobre o tema e desenvolvam abordagens e reflexões originais.

A Perspectiva não publica revisões bibliográficas de dissertações e teses ou relatos de experiência e não aceita trabalhos submetidos simultaneamente para publicação em livros ou periódicos.

É uma publicação de acesso livre, classificada na avaliação Qualis CAPES 2014 como Periódico “B1″ pela área de Educação.