REVISTA PERSPECTIVA (UFSC) RECEBE PROPOSTAS PARA NOVOS DOSSIÊS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA – TRINDADE
CEP: 88040-900 – FLORIANÓPOLIS – SC
TELEFONE (048) 3721-2615/2616

Florianópolis, 11 de novembro de 2014.

Prezados professores do CED/UFSC,

Informamos que o NUP receberá, até 23 de fevereiro de 2015, propostas de Dossiês para a Revista Perspectiva, a serem publicados no biênio 2016-2017. Os artigos completos deverão ser encaminhados ao Portal de Periódicos (disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/index), até 30 de maio de 2015.

Foco e escopo da Revista Perspectiva

A Revista Perspectiva, editada desde 1983, é uma publicação quadrimestral do Centro de Ciências da Educação da UFSC que tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica sobre educação, visando aprofundamento teórico e crítico das temáticas e avanços nas discussões sobre as problemáticas no campo educacional e das pesquisas produzidas no Brasil e no exterior.

A Perspectiva publica textos inéditos nacionais e internacionais que tematizem a educação, sobretudo os decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, análises críticas assim como ensaios que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

Os artigos organizados em forma de Dossiê temático constituem o núcleo básico da Revista que contempla, também, artigos de demanda contínua, entrevistas, debates e ensaios.

A Perspectiva não publica revisões bibliográficas de dissertações e teses ou relatos de experiência e não aceita trabalhos submetidos simultaneamente para avaliação e publicação em livros ou periódicos.

É uma publicação de acesso livre, classificada na Qualis CAPES como Periódico “A2″ na área de Educação.

Orientações para os organizadores

A proposição de Dossiê para a Revista Perspectiva deve respeitar os seguintes procedimentos:

1. Professores Doutores do CED poderão apresentar propostas. Se for o caso, o co-organizador poderá ser de outra instituição;

2. apresentar à Comissão Editorial do NUP plano de publicação com o tema e sumário, indicando, ainda que preliminarmente, os autores e artigos a serem publicados;

3. o Dossiê deverá trazer entre 5 e 7 artigos sendo, necessariamente, dois internacionais, até dois autores da UFSC e os demais artigos deverão contemplar diferentes regiões e instituições;

4. os artigos devem ser inéditos;

5. os artigos deverão ter no máximo 3 autores, sendo necessariamente um doutor;

6. a proposta, após apreciada, terá sua data possível de publicação definida pela Comissão Editorial;

7. O proponente não poderá ter sido organizador de dossiê publicado na Revista Perspectiva nos últimos 2 (dois) anos;

8. Todos os artigos serão submetidos à avaliação blinded-review, conforme as normas contidas em http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva;

9. Os organizadores deverão providenciar a apresentação completa dos dados exigidos pelas normas de publicação;

10. Os organizadores deverão assegurar que os textos estejam dentro das normas da ABNT em vigência;

11. Os Dossiês serão publicados na ordem em que se apresentarem completos, ou seja, com apresentação do Dossiê pelos organizadores, avaliação por pares, revisão gramatical e normalização;

12. Os organizadores deverão revisar a prova final da obra antes de ir para a gráfica;

13. As propostas devem ser enviadas para: <perspectiva@contato.ufsc.br>.

Diretrizes para Autores

A Perspectiva aceita textos inéditos nacionais e internacionais que tematizem a educação decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, análises críticas assim como ensaios que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

A publicação dos trabalhos está condicionada a aprovação do Conselho Editorial Científico com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é blinded-review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final será comunicado aos autores.

Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois correção de língua  portuguesa e adequação às normas da ABNT são critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, ele só será publicado mediante entrega no prazo das correções solicitadas.

Os trabalhos deverão ser acompanhados de uma declaração do(s) autor(es), autorizando sua publicação na Revista e, se aprovados, serão divulgados na forma impressa e disponibilizados eletronicamente no site da Perspectiva:

<http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/index>.

A Perspectiva não remunera os autores que tenham seus artigos nela publicados.

Equipe Editorial da Revista Perspectiva
Elison Antonio Paim